Sono & Saúde: Desvelando os Mistérios dos Distúrbios do Sono


Estar em plena forma é tão importante quanto dormir o suficiente. Não é por menos que o sono é um dos principais ingredientes para o nosso bem-estar mental e físico. Se o sono não é suficiente, isto se concretiza em problemas nas funções cognitivas, comportamentais e no sistema imunitário. No entanto, os problemas com o sono muitas vezes passam despercebidos, pois não mostram nenhum sintoma exterior.

Uma forma de prevenir e tratar os distúrbios do sono é identificar as causas da sua origem, que vão desde distúrbios monogênicos, ou seja, os transmitidos de pai para filho, até condições médicas ou doenças crônicas subjacentes. Alguns fatores contribuem para o desenvolvimento de problemas de sono: estresse, transtornos alimentares, uso inadequado de medicamentos e fatores ambientais, como barulho.

Os distúrbios do sono mais frequentemente encontrados são a síndrome do pânico, a insônia, a apneia obstrutiva do sono e a narcolepsia. Essas patologias apresentam sintomas tais como exaustão diurna, dificuldade em manter o sono, lapso de consciência, sonambulismo, cansaço excessivo e distúrbio do ritmo circadiano.

Se o sono inadequado se tornar frequente devido à vigilância crónica em sua própria saúde ou a um estado psicológico persistente, é importante que procure um profissional de saúde. Os profissionais podem realizar testes / avaliações para determinar se existe algum problema médico baseado na discagem de sintomas e exames, se necessário.

Tratar os distúrbios do sono de maneira natural requer uma abordagem baseada nas necessidades do paciente. O saneamento, a regulação dos antidepressivos, a melhoria do sono, mudanças nos hábitos alimentares e hábitos saudáveis ​​de vida, como exercícios regulares, são aspectos essenciais para recuperar o sono. Encontrar o equilíbrio desses elementos no dia a dia, em particular em tempos com mais estresse, é fundamental para garantir uma boa noite de sono.

Comentários