Importância dos Exames Ginecológicos


O Exame Ginecológico é, sem dúvidas, um dos procedimentos clínicos mais importantes para a saúde da mulher, pois é a base para um diagnóstico precoce de diversas doenças ginecológicas, como câncer de colo de útero, doenças inflamatórias pélvicas, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

O exame ginecológico é parte fundamental do programa de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento apropriado desses problemas, evitando assim situações que possam comprometer a saúde e a qualidade de vida das pacientes.

O exame ginecológico deve ser feito regularmente, o que significa que as mulheres devem ter um check-up ginecológico, inicialmente a partir dos 21 anos, quando devem ser realizados exames clínicos, como o papanicolau, e exames biológicos, como os dos hormônios, além dos exames pessoais evolutivos.

As mulheres entre os 21 e os 35 anos, além dos exames realizados inicialmente devem, no mínimo, a cada três anos fazer uma mamografia, uma ecografia pélvica transcervical e um colpocitograma, que servem para verificar o estado de saúde dos órgãos sexuais femininos.

A partir dos 35 anos é recomendado que as mulheres realizem um exame clínico a cada ano e adotem hábitos que ajudem na prevenção de doenças, como ter uma alimentação saudável, evitar o tabagismo, abuso de álcool, praticar atividades físicas de forma regular e manter a higiene íntima para prevenir infecções.

Além de todos os exames que já foram mencionados, em casos específicos a médica ginecologista pode pedir outros para diagnosticar e tratar eventualmente alguma doença.

É importante ressaltar que o exame ginecológico é fundamental para entender a saúde da mulher e tratar precocemente as doenças. Não é recomendado que a mulher espere sentir algum sintoma para marcar um exame, pois algumas doenças podem apresentar sintomas tardios e, assim, comprometer a saúde em longo prazo.

Portanto, é importante fazer exames ginecológicos frequentemente para detectar precocemente algum problema ou doença e realizar o tratamento adequado. Além disso, esses exames também ajudam a prevenir doenças, como o câncer de colo de útero, e a melhorar a qualidade de vida das mulheres.

Comentários