"Frente a desastres naturais: Aprendendo a se preparar"


Frente aos desastres naturais, descobrimos o quanto a prevenção pode nos salvar. Cada vez mais, a população tem enfrentado uma variedade de fenômenos naturais que podem gerar grandes transtornos e ou mesmo causar vítimas fatais. Mudanças climáticas globais, como aumento da frequência e intensidade de tufões, queimadas, inundações e secas são alguns dos problemas que afetam direta e indiretamente as comunidades em todo o mundo.

É importante que as pessoas fiquem cientes das possibilidades de desastres naturais que podem ocorrer na região em que elas vivem. É necessário estudar e aprender a lidar com desastres naturais é importante para que os indivíduos possam se preparar e minimizar os riscos que estes eventos podem provocar.

Treinamento pode ser um dos primeiros passos que devem ser tomados. Estações de rádio locais, serviços de proteção civil e ONGs podem oferecer aos cidadãos a capacitação satisfatória para que eles aprendam como se preparar e lidar com situações de desastres naturais. Manuais de primeiros socorros costumam ser fornecidos para que as pessoas saibam como reagir corretamente às situações e ajudar os desesperados de forma eficaz. Participar de campanhas e reuniões de conscientização também pode ser interessante para o crescimento pessoal e do conhecimento sobre desastres naturais.

Além disso, as pessoas também devem se prevenir montando os chamados "kit de emergência", contendo mantimentos, água, roupas, kits de higiene e medicamentos, pois durante um desastre natural pode-se ficar dias ou meses istoildoriando. Nestas caixas ou mochilas, que deverão ser guardadas em locais seguros, é importante acondicionar todos os materiais necessários, desde alimentos, material de construção, até equipamentos de sobrevivência.

É importante também que os cidadãos saibam para onde recorrer caso seja necessário. Conhecer os serviços de proteção civil da localidade e ter o endereço das delegacias de polícia, Inquérito Policial ou da própria Polícia Militar são atitudes que irão ajudar muito na hora de um desastre natural.

Com a sinergia de cada um, a ajuda mútua e a perseverança de todos, podemos mudar a realidade que nos cerca e nos prepararmos melhor para situações críticas, como desastres naturais. Mantendo-se atentos e cientes aos possíveis perigos ambientais, construindo e expandindo o conhecimento necessário para a prevenção e levando em conta todos os fatores, é possível diminuirmos os danos causados por desastres naturais.

Comentários