Aprendendo a Viver com Transtorno de Ansiedade Generalizada


A Ansiedade Generalizada – também conhecida como Distúrbio de Ansiedade Generalizado (DAG) – é um problema mental que afeta uma grande parte da população. Sintomas como a preocupação excessiva e a incapacidade de controlar as preocupações e medos são um obstáculo e tanto para quem sofre deste transtorno.

As pessoas com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) podem sentir inquietação constante, dificuldade em se concentrar, preocupações exageradas, irritabilidade, dificuldades de dormir bem, sensação de fadiga e, muitas vezes, a sensação de ter algo terrível acontecendo, mesmo quando não está acontecendo nada de realmente importante.

O bom é que existem formas de lidar com esse problema. Em primeiro lugar, é importante buscar ajuda profissional; ansiedade generalizada é um transtorno de saúde mental, portanto, precisa ser tratado por um profissional. Além disso, é importante incluir algumas mudanças no estilo de vida.

Uma delas é mudar o horário de sono, garantindo que as noites de sono sejam relaxantes e tranquilas. Alguns alimentos também podem ser incluídos na alimentação, como aqueles ricos em ômega-3, que têm ação anti-inflamatória e antidepressiva. Além disso, para ajudar no controle da ansiedade, praticar exercícios físicos é altamente recomendável.

Outras técnicas importantes para controlar os sintomas da ansiedade generalizada são a respiração profunda, o relaxamento muscular e a acupuntura, que contribuem para o alívio da tensão no corpo. Outro ponto importante é desenvolver algum tipo de prática de mindfulness, que ajuda a trazer consciência para o presente.

E por último, mas não menos importante, é preciso aprender a reconhecer os primeiros sinais de ansiedade para poder controlá-la a tempo. Assim, sempre que sentir algum sintoma desse transtorno, é possível identificá-lo e escolher as melhores alternativas para aliviar seus sintomas.

Mesmo que o Transtorno de Ansiedade Generalizada possa ser assustador, é importante não se desesperar e entender que há formas de aprender a viver com esse transtorno. O principal é buscar ajuda profissional, praticar técnicas de relaxamento e mudar alguns hábitos da rotina para que os sintomas possam ser controlados.

Comentários