"Entenda o Cerume: O Que é, Funções e o Porquê do seu Aparecimento"


O cerume é uma secreção produzida pelas glândulas sebáceas localizadas na orelha. É uma mistura de glândulas sudoríparas e sebáceas, cera, óleo, sujeira, pele morta e fragmentos de insetos. É um dos mais antigos mecanismos de defesa protetora do organismo. O cerume é na verdade um filtro eficaz para as partículas que entram na audição do corpo. É semi-sólido, amarelo-arroxeado com aroma ácido característico. Apesar de indicar problema de saúde, normalmente é inodoro e não causa desconforto.

O cerume ajuda a selar a entrada para a orelha e ajuda a protegê-la contra bactérias, poeira, ácaros e qualquer outro corpo estranho que possa entrar na orelha. As glândulas produtoras de cerume secretam cerúmen em resposta ao ar ambiente, suor ou oleosidade. O cerume controla o pH e mantém níveis de água e fragmentos de pele nas orelhas.

Vários motivos podem fazer com que o cerume se acumule. Umdeles é a produção excessiva de cera mole causada por excesso de manteiga, azeite, uso prolongado de alguns medicamentos, alimentos gordurosos e doenças como sinusite crônica e constipação. Outro motivo é que algumas pessoas nascem com o canal de orelha estreito e curvado, o que impede que o cera saia do canal normalmente e seja eliminado pelo movimento da articulação da orelha.

Brincando com objetos na orelha, usando pinças ou algodão-bolinha para limpar o ouvido ou limpar o ouvido em um ângulo incorreto, por exemplo, pode acabar bloqueando os canais da orelha e fazer com que o cerume se acumule.

Com o acúmulo de cerume ou sujeira, o conduto auditivo pode se tornar mais estreito. Uma das estratégias para limpar esses entupimentos é lavar a cavidade da orelha com água morna. Isso é uma solução a curto prazo e, se os entupimentos persistirem, consultar um médico é uma solução melhor.

Em suma, o cerume é produzido naturalmente para proteger as orelhas e controlar o pH do canal. O excesso pode ser causado por alimentos gordurosos, doenças ou o canal das orelhas estreitas. Brincar dentro da orelha ou limpar o canal auditivo corretamente também podem contribuir para a obstrução do canal auditivo. Para evitar o acúmulo desnecessário de cerume, é recomendável usar água morna para a limpeza. Se esses métodos não forem passageiros, então é aconselhável consultar um médico o mais rápido possível.

Comentários