Geriatria: Olhando para o Futuro da Saúde do Idoso


A geriatria é o ramo da medicina responsável por prover cuidado e tratamento para pacientes idosos. Os médicos geriatras são treinados para diagnosticarem e tratarem pessoas com mais de 65 anos. À medida que a população envelhece, cada vez mais médicos geriatras são necessários para garantir que os idosos sejam tratados com atendimento apropriado quando necessário.

Uma das principais preocupações da geriatria é a maneira de ajudar os idosos a navegar efetivamente em sua velhice, seja de forma médica ou emocional. Mais do que isso, é extremamente importante para que sejam equipados com ferramentas para lidar com tudo o que um idoso pode enfrentar, desde enfermidades crônicas ao stress, à soledade, a desigualdade social e às demandas e cuidados pessoais.

Os geriatras estão em condições de prover aos pacientes cuidados médicos holísticos, desde as mais básicas que vão da monitorização e diagnóstico, até planos de saúde com um continuum completo, desde a detecção precoce até o envelhecimento saudável. O geriatra é, portanto, prolongamento do cuidado no atendimento médico, o que é importante para otimizar o bem estar dos idosos.

Além disso, os geriatras prestam atenção especial à saúde mental dos idosos, não só detectando doenças, mas preparando os pacientes para lidar com a perda de memória, confusão mental, depressão, ansiedade e outras condições que ameaçam a saúde mental dos idosos. Através da geriatria, os profissionais da saúde podem desenvolver cuidados de controlo da saúde mental que podem ser customizados para o paciente, de modo a contribuir para qualidade de vida do idoso.

Os avanços da geriatria através da tecnologia também têm melhorado significativamente a saúde dos idosos e o cuidado deles. Os dispositivos em tempo real, programas de monitorização da saúde, as medidas preventivas e relatórios on-line permitem que os pacientes sejam monitorizados com rapidez e precisão e tenham acesso a atendimento médico quando necessário. Isso significa que os idosos podem ter maior segurança e um cuidado de saúde mais eficaz.

A geriatria é, portanto, uma área cada vez mais importante da medicina. Isso significa que, à medida que mais e mais desafios surgem aonde os idosos estão envolvidos, a geriatria também pode contribuir significativamente para uma abordagem abrangente à saúde dos idosos. Ao promoverem o desenvolvimento de medidas de prevenção, educação, diagnóstico e tratamento, pode-se garantir o mais alto nível de cuidado para os idosos

Comentários