A ciência da Hematologia: o que você precisa saber


A hematologia é a ciência que estuda a estrutura, função e doenças dos componentes do sangue. Os hematologistas são especialistas na avaliação, diagnóstico e tratamento das doenças do sangue, incluindo distúrbios de sangramento e de células sanguíneas. Estes incluem anemias, leucemias, linfomas e mieloma múltiplo. A hematologia também trata outras doenças, como a coagulação sanguínea, que são anormais e podem levar a complicações perigosas, como acidentes vasculares cerebrais e trombose venosa profunda.

A hematologia é um ramo da medicina que examina os componentes do sangue. Mais especificamente, os hematologistas avaliam os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em busca de doenças ou desequilíbrios. Os hematologistas usam vários testes para chegar a um diagnóstico, como a contagem de células sanguíneas, hemogramas, exames de urina, medidas de ferro e outros testes de sangue.

A hematologia abrange outras áreas, como a transfusão de sangue, terapia celular e alguns tipos de transplante sanguíneo. Os hematologistas administram componentes sanguíneos externos para apoiar a função sanguínea normal, como concentrados de hemácias para restaurar a anemia ou plasma para coagulação do sangue. A terapia celular usa células tratadas para tratar o cancro ou outras doenças auto-imunes.

Os hematologistas ainda tratam doenças genéticas específicas do sangue. Estes incluem anemia falciforme, hemofilia, tireopatia por deficiência de vitamina B12 e algumas doenças auto-imunes. Estes estudos permitem aos profissionais médicos diagnosticar e tratar essas doenças antes que elas causem complicações.

Os hematologistas ajudam a determinar o risco de complicações potenciais dos distúrbios do sangue. Alguns dos tratamentos possíveis incluem drogas para suprimir a produção de glóbulos brancos defeituosos, terapias com plaquetas para epilepsia, cirurgia para retirada de lesões e transplante de células-tronco hematopoiéticas. Outros tratamentos fornecem uma monitorização contínua e são ajustados com base na gravidade da condição.

Comentários